Postado por admin em 10 de agosto de 2015
Resumo:
Neste trabalho, busca-se caracterizar, baseando-se na Análise Textual Discursiva, os papeis que vêm sendo exercidos pelos Designers Instrucionais (DI) dos cursos de licenciatura em Física e Matemática da UFSC na modalidade a distância, pontuando como esse pode contribuir para potencializar a proposta de gestão pedagógica, no que concerne ao trabalho coletivo e articulado entre os professores das disciplinas, os Núcleos de Produção, de Formação e de Pesquisa e Avaliação. Assim, foca-se na descrição do contexto do qual foram obtidos os dados analisados, por se constituir de uma iniciativa que visa formar os DIs, numa perspectiva de humanização, com vias à autonomia desses sujeitos, e na não dicotomização entre o fazer e o pensar. A partir das falas dos participantes da pesquisa foram identificados dois níveis de consciência sobre o papel dos DIs, seguidos por um terceiro nível, identificado como “inédito-viável” (FREIRE, 2005), que pode nortear as ações formativas desses sujeitos.
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0071-1.pdf